Proposta Educacional e Grade Curricular

Nosso objetivo educacional para esta fase é a formação integral da criança, orientando-as para o caminho do conhecimento, estimulando seu raciocínio, propondo situações que envolvam responsabilidade, autonomia e interação com o ambiente, de acordo com as fases de seu desenvolvimento. Estimulamos a criatividade e a curiosidade, fundamentais para esta fase de descobertas. Incentivamos as nossas crianças a aproveitarem sua infância e ao mesmo tempo desvendarem os mistérios com a mesma motivação, que envolvem a Linguagem e seus Códigos, as Ciências da Natureza, a Matemática, as Ciências Humanas e suas Tecnologias. Com isso, desejamos formar nossos alunos como cidadãos conscientes e participativos.

Grade curricular

Do 1º ano

O currículo será organizado respeitando os âmbitos de experiência sem o objetivo de promoção. São eles:

I - Formação Pessoal e Social:

1- Favorece prioritariamente os processos de construção da Identidade e autonomia das crianças.
2- Estimula o relacionamento afetivo e o respeito para com o próximo, tendo como princípios os valores de amizade, amor, solidariedade, união, afeto e admiração.
3- Desenvolve atividades para que o aluno reconheça-se como ser integrante do meio, que pode contribuir de forma positiva ou negativa para a preservação do mesmo, reconhecendo as riquezas naturais como fontes de desenvolvimento e sobrevivência dos seres vivos.
4- Adaptação Escolar e ao meio.

II - Conhecimento de Mundo:

1- Linguagem Oral e Escrita;
2- Matemática;
3- Meio Físico e Social;
4- Ciências e Saúde;
5- Inglês;
6- Musicalização;
7- Artes Visuais;
8- Atividades Físicas.

Dentro de cada área, os objetivos deverão hierarquizar-se no sentido de garantir o respeito e a seqüência lógica nos níveis de ensino.
Essas áreas objetivam o oferecimento de um ambiente estimulador e adequado às crianças de 6 anos e às atividades nelas desenvolvidas, que deverão adequar-se às diferentes etapas do desenvolvimento da criança.

Do 2º ao 5º Ano

O currículo será elaborado em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Será composto de uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada.
A Parte Diversificada com a função de complementar a Base Nacional Comum, poderá ser constituída por disciplinas que convergem para as características regionais e locais da sociedade, da cultura e de interesses próprios da comunidade escolar. São as disciplinas:

·  Português;
·  História;
·  Geografia;
·  Ciências Fís. Bio e P.S.;
·  Matemática;
·  Educação Física;
·  Arte;
·  Inglês;
·  Espanhol.

A duração do período letivo será de 200 dias de trabalho escolar efetivo, garantindo-se o cumprimento de, no mínimo, 800 horas de atividades anuais.