A transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental é um momento delicado, caracterizado por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, especialmente a mudança do modelo de professor generalista para o de professores especialistas de diferentes componentes curriculares.
Propomos que o primeiro passo na introdução dos estudantes nessa nova etapa seja assegurar que a passagem se realize de forma cuidadosa e harmônica, buscando evitar rupturas no processo de aprendizagem. Para que esse desafio inicial seja superado, é fundamental fortalecer a autonomia dos alunos, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.
Inseridos em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais, os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental ampliam, nessa etapa, os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos, além de se tornarem mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro. É dever da escola compreender esses estudantes como sujeitos em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias.
É indispensável considerar, ainda, sua inserção na cultura digital, não apenas como consumidores, mas como protagonistas e produtores de conteúdo, envolvidos diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, as quais apresentam forte apelo emocional e induzem ao imediatismo e à efemeridade, privilegiando análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticos.
Nesse cenário, escola e educadores não devem se furtar ao compromisso de estimular a reflexão, a análise aprofundada e o desenvolvimento de uma atitude crítica, ao mesmo tempo em que precisam ser capazes de compreender e incorporar as novas linguagens ao ambiente escolar.
Por fim, é papel da escola contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao futuro, como também com a continuidade dos estudos no Ensino Médio.
Horários para as aulas do 6º ao 8º Ano em 2023
Manhã: 7h10 às 12h30 Tarde: 13h10 às 18h30
Horários para as aulas do 9º Ano em 2023
Manhã: 7h10 às 12h40 Tarde: 13h10 às 18h30
Conterá medidas que assegurem aos estudantes um percurso contínuo e progressivo de aprendizagens ao longo do curso, promovendo integração nos nove (9) anos desta etapa da Educação Básica, evitando a ruptura no processo e garantindo o desenvolvimento integral e autonomia;
Assegurará a progressiva sistematização das experiências e saberes prévios dos estudantes com o desenvolvimento de novas formas de relação com o mundo, novas formas de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
O Ensino Fundamental está organizado em Áreas do Conhecimento, com as respectivas competências descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista, conforme descrito a seguir:
I – Área de Linguagens;
II – Área de Matemática;
III – Área de Ciências da Natureza;
IV – Área de Ciências Humanas;
V – Desenvolvimento Pessoal.
Os alunos contam com opções além das aulas do currículo normal.
Estas atividades propostas promovem o interesse do aluno em passar um tempo maior na escola, estimula os trabalhos em grupo e a cooperação. Contribui para a saúde física e emocional do estudante.
Além de favorecer o protagonismo e a empatia, a escola permite uma experiência social importante aos estudantes.
Cada responsável receberá no início do ano letivo a organização estabelecida para estas aulas.
Algumas são oferecidas gratuitamente com uma taxa anual de inscrição, outras com custo mensal.
Alguns benefícios para os exercícios de Ballet:
Promove a competição, superação e disciplina.
Alguns benefícios:
Alguns benefícios:
Contribui no processo de aprendizagem.
Citamos alguns benefícios:
Contribuições da prática:
Contribuições na prática do esporte:
Alguns benefícios para o corpo e a mente:
Benefícios para todas as idades:
Alguns benefícios do Xadrez:
Nossos parceiros também acreditam que a Educação transforma pessoas, e pessoas transformam o mundo.
Proporcionamos uma educação integral, promovendo experiências para o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.