Anos Iniciais

O PRIMEIRO ANO do Ensino Fundamental é caracterizado como período de transição na estrutura educacional. Durante a Educação Infantil, as práticas pedagógicas estão centradas nos eixos interações e brincadeira; a partir do Ensino Fundamental, elas são reorganizadas e implementadas na lógica de ensino por componentes curriculares.

O objetivo durante essa etapa é garantir que o processo de alfabetização, em articulação com práticas de letramento diversificadas (letramento matemático, pictográfico, multimodal e digital), se amplie progressivamente e se consolide até o final do SEGUNDO ANO.

Assim, é importante que professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dialoguem e troquem informações com o intuito de estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação da criança no ciclo que se inicia.

Novas práticas e conteúdos devem ser ensinados a partir do conhecimento prévio dos alunos, de seus interesses e expectativas, de modo que a transição ocorra não como rompimento, mas como um passo em seu percurso educativo.

No TERCEIRO E QUARTO ANO, a sistematização dos conteúdos se aprofunda. As ações pedagógicas devem ser elaboradas levando-se em conta os Anos Iniciais como uma época de grande transformação no desenvolvimento da criança. Maior autonomia intelectual, compreensão das normas e interesse pela vida social a tornam mais apta a se expressar, interagir, participar e se movimentar no mundo que a cerca (relações interpessoais, com a natureza, com a história, com as tecnologias e com o ambiente).

O QUINTO ANO, por fim, estabelece a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental, e exige também propostas pedagógicas que promovam mais uma vez a continuidade entre as fases.

⏰Horários para as aulas em 2023

1º e 2º Ano      M: 7h10 às 12h         T: 13h10 às 18h

3º ao 5º Ano   M: 7h20 às 12h10    T: 13h20 às 18h10

Atendemos também em período integral da Ed. Infantil ao 6º ano.  

Infantil

Projetos Especiais

I – Atividades de reforço e recuperação da aprendizagem e orientação de estudos;

II – Programas especiais de aceleração de estudos para alunos com defasagem idade/série;

III – Organização e utilização de salas ambiente, de multimeios, de multimídia e laboratórios;

IV – Grupos de estudo e pesquisa;

V – Cultura e lazer: por meio do desenvolvimento e incentivo às atividades de cultura, arte e lazer com vistas à formação integral do estudante;

VI – Semana Cultural; 

VII – Projeto Leitura: proporciona aos estudantes de todos os cursos e modalidades de ensino, a oportunidade de acesso a livros, folhetos, catálogos, vídeos, DVD, CDs e outros recursos complementares. Consiste em um ambiente privilegiado de incentivo à leitura como fonte de informação, prazer e entretenimento, contribuindo para a formação de leitores críticos, criativos, reflexivos e autônomos;

VIII – Programa de Orientação Escolar: cuja atribuição é coordenar o planejamento de execução de medidas de prevenção, mediação e resolução de conflitos no ambiente escolar;

IX – Atividades Desportivas: destaca a prática do esporte nesta escola, como espaço de vivência e de relações interpessoais, contribuindo para a ampliação das oportunidades de exercício de uma cidadania ampla e consciente. Promovem a integração e a socialização dos estudantes em atividades esportivas competitivas e recreativas, com vistas à futura participação em campeonatos e competições de esfera estadual, nacional e internacional;

X – Cursos de Estudos de Línguas: oferece aos estudantes a oportunidade de aprender novos idiomas. A oferta dos cursos atende a uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos;

XI – Programa Desenvolvimento Pessoal: Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda escola, promove um eficaz processo de mudança comportamental para alunos e educadores. Trata-se de um programa com conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.

XII – Projetos Sociais;

XIII – Outros de Interesse da Comunidade Escolar.

Organização do Material Didático

Cursos Livres

Os alunos contam com opções além das aulas do currículo normal.

Estas atividades propostas promovem o interesse do aluno em passar um tempo maior na escola, estimula os trabalhos em grupo e a cooperação. Contribui para a saúde física e emocional do estudante.

Além de favorecer o protagonismo e a empatia, a escola permite uma experiência social importante aos estudantes.

Cada responsável receberá no início do ano letivo a organização estabelecida para estas aulas.

Algumas são oferecidas gratuitamente com uma taxa anual de inscrição, outras com custo mensal.

BALLET
Infantil 4 ao 1º Ano

Alguns benefícios para os exercícios de Ballet:

  • Desenvolve a postura e a consciência corporal;
  • Habilidades motoras e cognitivas.
  • Aproxima a criança das outras formas de arte e de cultura;
  • Desenvolve a disciplina e a concentração;
  • Desenvolve as competências socioemocionais;
  • Estimula a liderança.

BASQUETE/VÔLEI
A partir do 6º Ano

Promove a competição, superação e disciplina.

Alguns benefícios:

  • Saúde cardiovascular;
  • Ajuda a queimar calorias;
  • Melhora o desempenho acadêmico;
  • Ajuda na concentração e na tomada de decisão;
  • Desenvolve a coordenação motora e cognitiva;
  • Melhora a consciência corporal e espacial;
  • Fortalece o corpo.

BANDA
Do 2º ao 7º Ano

Alguns benefícios:

  • Estimula o intelecto e raciocínio;
  • Melhora no comportamento;
  • Favorece a concentração e atenção;
  • Facilidade para o trabalho em grupo;
  • Socialização e amizade;
  • Diminui a ansiedade;
  • Reduz a depressão e solidão;
  • Diminui o estresse;

CORAL
Do 2º ao 7º Ano

Contribui no processo de aprendizagem.

Citamos alguns benefícios:

  • Estimula a sensação de bem estar e autoconfiança;
  • Melhora a qualidade vocal;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Melhora a articulação/dicção;
  • Mais velocidade na fala;
  • Fortalece os músculos abdominais e faciais.

DANÇA/STREET
A partir do 2º Ano

Contribuições da prática:

  • Coordenação motora;
  • Flexibilidade;
  • Movimentos simétricos e rápidos;
  • Mais capacidade de se expressar livremente;
  • Ajuda na socialização;
  • Aumenta a sincronização;
  • Representação;
  • Melhora a capacidade de memorização;

FUTEBOL
A partir do 2º Ano

Contribuições na prática do esporte:  

  • Maior capacidade cardiorrespiratória;
  • Fortalece a musculatura;
  • Equilíbrio e força;
  • Agilidade e coordenação;
  • Fortalece os vínculos de amizade;
  • Respeito às regras do jogo.
  • Estimula o trabalho em grupo.

NATAÇÃO
Ed. Infantil ao 4º Ano

Alguns benefícios para o corpo e a mente:

  • Ajuda a fortalecer os músculos;
  • Queimar calorias;
  • Melhora a frequência cardíaca e pulmonar;
  • Melhora o humor  pois ajuda liberar hormônios.

VIOLINO
A patir do 1º Ano

Benefícios para todas as idades:

  • Ajuda na concentração;
  • Contribui para a aprendizagem de idiomas;
  • Estimula o raciocínio lógico;
  • Desenvolve o senso de resposabilidade;
  • Estimula o trabalho em grupo.

XADREZ
A partir do 1º Ano

Alguns benefícios do Xadrez:

  • Estimula o raciocínio lógico e a concentração;
  • Desenvolve autonomia para planejamento e tomada de decisões;
  • Trabalha a memória e a paciência;
  • Promove o respeito ao adversário.

Parcerias

Nossos parceiros também acreditam que a Educação transforma pessoas, e pessoas transformam o mundo.

Faça seu cadastro para saber mais

Proporcionamos uma educação integral, promovendo experiências para o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural

333