O PRIMEIRO ANO do Ensino Fundamental é caracterizado como período de transição na estrutura educacional. Durante a Educação Infantil, as práticas pedagógicas estão centradas nos eixos interações e brincadeira; a partir do Ensino Fundamental, elas são reorganizadas e implementadas na lógica de ensino por componentes curriculares.
O objetivo durante essa etapa é garantir que o processo de alfabetização, em articulação com práticas de letramento diversificadas (letramento matemático, pictográfico, multimodal e digital), se amplie progressivamente e se consolide até o final do SEGUNDO ANO.
Assim, é importante que professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dialoguem e troquem informações com o intuito de estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação da criança no ciclo que se inicia.
Novas práticas e conteúdos devem ser ensinados a partir do conhecimento prévio dos alunos, de seus interesses e expectativas, de modo que a transição ocorra não como rompimento, mas como um passo em seu percurso educativo.
No TERCEIRO E QUARTO ANO, a sistematização dos conteúdos se aprofunda. As ações pedagógicas devem ser elaboradas levando-se em conta os Anos Iniciais como uma época de grande transformação no desenvolvimento da criança. Maior autonomia intelectual, compreensão das normas e interesse pela vida social a tornam mais apta a se expressar, interagir, participar e se movimentar no mundo que a cerca (relações interpessoais, com a natureza, com a história, com as tecnologias e com o ambiente).
O QUINTO ANO, por fim, estabelece a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental, e exige também propostas pedagógicas que promovam mais uma vez a continuidade entre as fases.
Horários para as aulas em 2023
1º e 2º Ano M: 7h10 às 12h T: 13h10 às 18h
3º ao 5º Ano M: 7h20 às 12h10 T: 13h20 às 18h10
Atendemos também em período integral da Ed. Infantil ao 6º ano.
I – Atividades de reforço e recuperação da aprendizagem e orientação de estudos;
II – Programas especiais de aceleração de estudos para alunos com defasagem idade/série;
III – Organização e utilização de salas ambiente, de multimeios, de multimídia e laboratórios;
IV – Grupos de estudo e pesquisa;
V – Cultura e lazer: por meio do desenvolvimento e incentivo às atividades de cultura, arte e lazer com vistas à formação integral do estudante;
VI – Semana Cultural;
VII – Projeto Leitura: proporciona aos estudantes de todos os cursos e modalidades de ensino, a oportunidade de acesso a livros, folhetos, catálogos, vídeos, DVD, CDs e outros recursos complementares. Consiste em um ambiente privilegiado de incentivo à leitura como fonte de informação, prazer e entretenimento, contribuindo para a formação de leitores críticos, criativos, reflexivos e autônomos;
VIII – Programa de Orientação Escolar: cuja atribuição é coordenar o planejamento de execução de medidas de prevenção, mediação e resolução de conflitos no ambiente escolar;
IX – Atividades Desportivas: destaca a prática do esporte nesta escola, como espaço de vivência e de relações interpessoais, contribuindo para a ampliação das oportunidades de exercício de uma cidadania ampla e consciente. Promovem a integração e a socialização dos estudantes em atividades esportivas competitivas e recreativas, com vistas à futura participação em campeonatos e competições de esfera estadual, nacional e internacional;
X – Cursos de Estudos de Línguas: oferece aos estudantes a oportunidade de aprender novos idiomas. A oferta dos cursos atende a uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos;
XI – Programa Desenvolvimento Pessoal: Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda escola, promove um eficaz processo de mudança comportamental para alunos e educadores. Trata-se de um programa com conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.
XII – Projetos Sociais;
XIII – Outros de Interesse da Comunidade Escolar.
Os alunos contam com opções além das aulas do currículo normal.
Estas atividades propostas promovem o interesse do aluno em passar um tempo maior na escola, estimula os trabalhos em grupo e a cooperação. Contribui para a saúde física e emocional do estudante.
Além de favorecer o protagonismo e a empatia, a escola permite uma experiência social importante aos estudantes.
Cada responsável receberá no início do ano letivo a organização estabelecida para estas aulas.
Algumas são oferecidas gratuitamente com uma taxa anual de inscrição, outras com custo mensal.
Alguns benefícios para os exercícios de Ballet:
Promove a competição, superação e disciplina.
Alguns benefícios:
Alguns benefícios:
Contribui no processo de aprendizagem.
Citamos alguns benefícios:
Contribuições da prática:
Contribuições na prática do esporte:
Alguns benefícios para o corpo e a mente:
Benefícios para todas as idades:
Alguns benefícios do Xadrez:
Nossos parceiros também acreditam que a Educação transforma pessoas, e pessoas transformam o mundo.
Proporcionamos uma educação integral, promovendo experiências para o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.