Ensino Médio

O Ensino Médio em todas as suas modalidades de ensino e as suas formas de organização e oferta, será orientado pelos seguintes princípios específicos: 

I – Formação integral do estudante, expressa por valores, aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais; 

II – Projeto de vida como estratégia de reflexão sobre trajetória escolar na construção das dimensões pessoal, cidadã e profissional do estudante; 

III – Pesquisa como prática pedagógica para inovação, criação e construção de novos conhecimentos;

 IV – Respeito aos direitos humanos como direito universal; 

V – Compreensão da diversidade e realidade dos sujeitos, das formas de produção e de trabalho e das culturas; 

VI – Sustentabilidade ambiental; 

VII – Diversificação da oferta de forma a possibilitar múltiplas trajetórias por parte dos estudantes e a articulação dos saberes com o contexto histórico, econômico, social, científico, ambiental, cultural local e do mundo do trabalho;

VIII – Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos protagonistas do processo educativo; 

IX – Indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem.

 

⏰Horários para as aulas em 2023

    1ª, 2ª e 3ª Série    M: 7h10 às 13h30

Medio

Grade Curricular

Os currículos do Ensino Médio deverão considerar a formação integral do estudante, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu Projeto de Vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.  

Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e formativa são organizados por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas, seminários, projetos e atividades on-line, de tal forma que ao final do Ensino Médio o educando desenvolva as competências: 

I – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital; 

II – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade;

III – Desenvolver o senso estético, participando de práticas diversificadas da produção artístico-cultural;

IV – Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual sonora e digital;

V – Utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares);

VI – Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências;

VII – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis;

VIII – Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional.

IX – Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.

X – Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Carga horária para o Ens. Médio

A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não será superior um mil e oitocentas (1.800) horas do total da carga horária do Ensino Médio. A carga horária destinada ao cumprimento da parte diversificada (itinerários formativos) será de um mil e setecentos horas (1.700) horas.

O currículo do Ensino Médio desenvolverá os direitos e objetivos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista para os estudantes do Ensino Médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento: 

 

I – Linguagens e suas tecnologias; 

II – Matemática e suas tecnologias; 

III – Ciências da Natureza e suas tecnologias; 

IV – Ciências Humanas e sociais aplicadas.

O currículo do Ensino Médio será composto pela formação geral básica (Base Nacional Comum Curricular) e por itinerários formativos.

 

Os itinerários formativos serão organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares constituídos pelas quatro áreas do conhecimento, os itinerários formativos integrados entre duas áreas e a formação técnica e profissional, conforme estabelecido no Currículo Paulista:

I – Linguagens e suas tecnologias; 

II – Matemática e suas tecnologias; 

III – Ciências da Natureza e suas tecnologias; 

IV – Ciências Humanas e sociais aplicadas;

V – Linguagens e Matemática; 

VI – Linguagens e Ciências Humanas;

VII – Linguagens e Ciências da Natureza;

VIII – Matemática e Ciências Humanas;

IX – Matemática e Ciências da Natureza;

X – Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

O estudante deverá escolher um dos itinerários acima para seu aprofundamento curricular.

A escola orientará os estudantes do Ensino Médio no processo de escolha das áreas de conhecimento ou de atuação profissional que deverá cursar de acordo com seu interesse e projeto de vida.

A formação geral básica garantirá os direitos e objetivos de aprendizagem, expressos em competências e habilidades, nos termos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista.

A parte diversificada (itinerários formativos) do currículo do Ensino Médio estará harmonizada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e será articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural desta escola.

Cursos Livres

Os alunos contam com opções além das aulas do currículo normal.

Estas atividades propostas promovem o interesse do aluno em passar um tempo maior na escola, estimula os trabalhos em grupo e a cooperação. Contribui para a saúde física e emocional do estudante.

Além de favorecer o protagonismo e a empatia, a escola permite uma experiência social importante aos estudantes.

Cada responsável receberá no início do ano letivo a organização estabelecida para estas aulas.

Algumas são oferecidas gratuitamente com uma taxa anual de inscrição, outras com custo mensal.

BALLET
Infantil 4 ao 1º Ano

Alguns benefícios para os exercícios de Ballet:

  • Desenvolve a postura e a consciência corporal;
  • Habilidades motoras e cognitivas.
  • Aproxima a criança das outras formas de arte e de cultura;
  • Desenvolve a disciplina e a concentração;
  • Desenvolve as competências socioemocionais;
  • Estimula a liderança.

BASQUETE/VÔLEI
A partir do 6º Ano

Promove a competição, superação e disciplina.

Alguns benefícios:

  • Saúde cardiovascular;
  • Ajuda a queimar calorias;
  • Melhora o desempenho acadêmico;
  • Ajuda na concentração e na tomada de decisão;
  • Desenvolve a coordenação motora e cognitiva;
  • Melhora a consciência corporal e espacial;
  • Fortalece o corpo.

BANDA
Do 2º ao 7º Ano

Alguns benefícios:

  • Estimula o intelecto e raciocínio;
  • Melhora no comportamento;
  • Favorece a concentração e atenção;
  • Facilidade para o trabalho em grupo;
  • Socialização e amizade;
  • Diminui a ansiedade;
  • Reduz a depressão e solidão;
  • Diminui o estresse;

CORAL
Do 2º ao 7º Ano

Contribui no processo de aprendizagem.

Citamos alguns benefícios:

  • Estimula a sensação de bem estar e autoconfiança;
  • Melhora a qualidade vocal;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Melhora a articulação/dicção;
  • Mais velocidade na fala;
  • Fortalece os músculos abdominais e faciais.

DANÇA/STREET
A partir do 2º Ano

Contribuições da prática:

  • Coordenação motora;
  • Flexibilidade;
  • Movimentos simétricos e rápidos;
  • Mais capacidade de se expressar livremente;
  • Ajuda na socialização;
  • Aumenta a sincronização;
  • Representação;
  • Melhora a capacidade de memorização;

FUTEBOL
A partir do 2º Ano

Contribuições na prática do esporte:  

  • Maior capacidade cardiorrespiratória;
  • Fortalece a musculatura;
  • Equilíbrio e força;
  • Agilidade e coordenação;
  • Fortalece os vínculos de amizade;
  • Respeito às regras do jogo.
  • Estimula o trabalho em grupo.

NATAÇÃO
Ed. Infantil ao 4º Ano

Alguns benefícios para o corpo e a mente:

  • Ajuda a fortalecer os músculos;
  • Queimar calorias;
  • Melhora a frequência cardíaca e pulmonar;
  • Melhora o humor  pois ajuda liberar hormônios.

VIOLINO
A patir do 1º Ano

Benefícios para todas as idades:

  • Ajuda na concentração;
  • Contribui para a aprendizagem de idiomas;
  • Estimula o raciocínio lógico;
  • Desenvolve o senso de resposabilidade;
  • Estimula o trabalho em grupo.

XADREZ
A partir do 1º Ano

Alguns benefícios do Xadrez:

  • Estimula o raciocínio lógico e a concentração;
  • Desenvolve autonomia para planejamento e tomada de decisões;
  • Trabalha a memória e a paciência;
  • Promove o respeito ao adversário.

Parcerias

Nossos parceiros também acreditam que a Educação transforma pessoas, e pessoas transformam o mundo.

Faça seu cadastro para saber mais

Proporcionamos uma educação integral, promovendo experiências para o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural

333