O Ensino Médio em todas as suas modalidades de ensino e as suas formas de organização e oferta, será orientado pelos seguintes princípios específicos:
I – Formação integral do estudante, expressa por valores, aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais;
II – Projeto de vida como estratégia de reflexão sobre trajetória escolar na construção das dimensões pessoal, cidadã e profissional do estudante;
III – Pesquisa como prática pedagógica para inovação, criação e construção de novos conhecimentos;
IV – Respeito aos direitos humanos como direito universal;
V – Compreensão da diversidade e realidade dos sujeitos, das formas de produção e de trabalho e das culturas;
VI – Sustentabilidade ambiental;
VII – Diversificação da oferta de forma a possibilitar múltiplas trajetórias por parte dos estudantes e a articulação dos saberes com o contexto histórico, econômico, social, científico, ambiental, cultural local e do mundo do trabalho;
VIII – Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos protagonistas do processo educativo;
IX – Indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem.
Horários para as aulas em 2023
1ª, 2ª e 3ª Série M: 7h10 às 13h30
Os currículos do Ensino Médio deverão considerar a formação integral do estudante, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu Projeto de Vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e formativa são organizados por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas, seminários, projetos e atividades on-line, de tal forma que ao final do Ensino Médio o educando desenvolva as competências:
I – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital;
II – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade;
III – Desenvolver o senso estético, participando de práticas diversificadas da produção artístico-cultural;
IV – Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual sonora e digital;
V – Utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares);
VI – Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências;
VII – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis;
VIII – Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional.
IX – Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
X – Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não será superior um mil e oitocentas (1.800) horas do total da carga horária do Ensino Médio. A carga horária destinada ao cumprimento da parte diversificada (itinerários formativos) será de um mil e setecentos horas (1.700) horas.
O currículo do Ensino Médio desenvolverá os direitos e objetivos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista para os estudantes do Ensino Médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:
I – Linguagens e suas tecnologias;
II – Matemática e suas tecnologias;
III – Ciências da Natureza e suas tecnologias;
IV – Ciências Humanas e sociais aplicadas.
O currículo do Ensino Médio será composto pela formação geral básica (Base Nacional Comum Curricular) e por itinerários formativos.
Os itinerários formativos serão organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares constituídos pelas quatro áreas do conhecimento, os itinerários formativos integrados entre duas áreas e a formação técnica e profissional, conforme estabelecido no Currículo Paulista:
I – Linguagens e suas tecnologias;
II – Matemática e suas tecnologias;
III – Ciências da Natureza e suas tecnologias;
IV – Ciências Humanas e sociais aplicadas;
V – Linguagens e Matemática;
VI – Linguagens e Ciências Humanas;
VII – Linguagens e Ciências da Natureza;
VIII – Matemática e Ciências Humanas;
IX – Matemática e Ciências da Natureza;
X – Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
O estudante deverá escolher um dos itinerários acima para seu aprofundamento curricular.
A escola orientará os estudantes do Ensino Médio no processo de escolha das áreas de conhecimento ou de atuação profissional que deverá cursar de acordo com seu interesse e projeto de vida.
A formação geral básica garantirá os direitos e objetivos de aprendizagem, expressos em competências e habilidades, nos termos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista.
A parte diversificada (itinerários formativos) do currículo do Ensino Médio estará harmonizada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e será articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural desta escola.
Os alunos contam com opções além das aulas do currículo normal.
Estas atividades propostas promovem o interesse do aluno em passar um tempo maior na escola, estimula os trabalhos em grupo e a cooperação. Contribui para a saúde física e emocional do estudante.
Além de favorecer o protagonismo e a empatia, a escola permite uma experiência social importante aos estudantes.
Cada responsável receberá no início do ano letivo a organização estabelecida para estas aulas.
Algumas são oferecidas gratuitamente com uma taxa anual de inscrição, outras com custo mensal.
Alguns benefícios para os exercícios de Ballet:
Promove a competição, superação e disciplina.
Alguns benefícios:
Alguns benefícios:
Contribui no processo de aprendizagem.
Citamos alguns benefícios:
Contribuições da prática:
Contribuições na prática do esporte:
Alguns benefícios para o corpo e a mente:
Benefícios para todas as idades:
Alguns benefícios do Xadrez:
Nossos parceiros também acreditam que a Educação transforma pessoas, e pessoas transformam o mundo.
Proporcionamos uma educação integral, promovendo experiências para o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.